Como descobrir se estou seguindo na direção certa em minha vida profissional?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas pessoas sentem dúvidas e incertezas quanto ao caminho que escolheram para seguir em sua vida profissional e acabam que se contentando por seguir em uma atividade que apenas consiga fazer com que se sustentem, e é exatamente isso que faz com que muitos profissionais hoje sofra com vazios, insatisfações e crises existenciais.

E infelizmente essa realidade acabou que se tornando normal na vida de muitas pessoas, que começaram a aceitar seguir um padrão de comportamento infrutífero, onde passaram a acreditar que trabalhar duro é uma virtude, como se houvesse algum grande benefício no sofrimento.

É triste admitir mas a maioria dessas pessoas nem mesmo acreditam que têm alguma vocação especial na vida, muito menos que têm que descobri-la e menos ainda que estão nesse mundo para viver uma missão e seguir seu propósito.

E isso tudo acontece porque a maioria das pessoas não conseguem tomar as melhores decisões quando estão na fase de escolher qual profissão devem seguir, e isso acontece pelo simples fato de que no fundo elas não sabem quem realmente são e menos ainda o que realmente querem.

Quando você começa a pensar em ter sucesso (ou obter um diploma), você pensa nas alternativas que possam lhe proporcionar mais oportunidades e a menos que você saiba exatamente quem você é, você será facilmente influenciado a seguir por caminhos que muitas vezes não são aqueles que você deseja seguir.

A maioria das pessoas não conseguem decidir o que realmente elas querem para suas vidas e acabam que sua principal motivação se torna a aceitação social e a validação externa. Se você se sente insatisfeito ou na dúvida de se está no caminho certo eu gostaria que respondesse as seguintes perguntas:

  • Por que você realmente faz o que está fazendo?
  • No que você se baseou quando realizou essa escolha?
  • Você está satisfeito com a atividade que desempenha?

Ao responder essas perguntas você poderá ter mais clareza sobre a razão que fez você seguir o que caminho que escolheu e caso sinta que não tenha seguido pelo melhor caminho buscar o autoconhecimento nesse momento é essencial para compreender quem você realmente é e/ou quem quer e deveria ser. Só assim poderá buscar o que de fato lhe trará sentido e satisfação.

Um dos primeiros passos para saber se está seguindo o caminho certo é perguntar a si mesmo se está feliz e satisfeito com sua escolha?

Caso contrário, devemos fazer uma revisão em nossa Jornada.

  • Você sabe que está no caminho certo quando a sua atividade:
    Lhe dá prazer
    Parece natural, confortável e correta
  • Se você não se sente assim, eis onde deve procurar:
    Nas atividades onde normalmente você se saia melhor
    Onde as coisas ocorrem mais facilmente para você
    Onde parece que você tem mais “sorte”
  • A sua atividade deve lhe proporcionar:
    Prazer de dar o melhor de si mesmo
    Um sentido de missão
    Um sentimento de paixão
  • E principalmente pense que a sua atividade deve:
    Importar para você
    Dar um sentido à sua vida
    Fazer com que sinta que é necessário e valioso

Esses questionamentos podem te revelar qual é a sua vocação, qual é a sua missão e seu propósito, e sim são coisas diferentes. E pra saber se você está seguindo a direção certa em sua vida profissional você precisa passar por um processo de autoconhecimento para ter a resposta.

Como o coaching pode te ajudar nessa busca?

Resultado de imagem para coaching

A minha missão como Coaching é poder proporcionar aos meus clientes, a oportunidade de conhecer e definir sua vocação, missão e propósito de vida. Isso é muito importante para que o você possa perceber e entender quem verdadeiramente você é; na essência.

Assim todo o meu processo de coaching segue com o propósito de proporcionar que você encontre suas respostas seguindo estes três guias, e com essas descobertas é possível alcançar conquistas extraordinárias e, perfeitamente alinhadas com aquilo que realmente somos e desejamos para nossa vida.

Gostou do que leu?
Compartilha em suas redes sociais com seus amigos e família e deixa seu comentário a respeito vou adorar conhecer sua história e saber sua opinião.