Chega de resoluções de ano novo, bora construir uma nova história em 2018?

Tempo de leitura: 3 minutos

E já estamos em mais um final de ano, e como foi esse ano de 2017 pra você? Realizou tudo que havia traçado lá no final do ano passado? Possivelmente não...

E como sempre ano a após ano temos o costume de planejar e estabelecer nossos sonhos, objetivos ou metas para o próximo ano, mas nesse final de ano eu quero que você esqueça as resoluções deste Ano Novo e em vez disso, concentre-se nas histórias que você vem contando a si mesmo e que pode estar impedindo você de progredir, crescer e conquistar o que gostaria pra sua vida no novo ano que está por vir.

Aqui está 3 passos simples (mas não fáceis) que poderão transformar sua história de uma vez por todas:

Primeiro, identifique as histórias que você vem contando a si mesmo.

Examine cuidadosamente a maioria dos pilares de sua vida, como anda:

  • Seu bem-estar físico?
  • A saúde de sua família?
  • Seus relacionamentos?
  • Seus negócios?
  • Sua carreira?
  • Suas finanças,
  • Seu bem-estar espiritual
  • ou aquilo que é mais importante para sua definição de sucesso?

Então após sua analise, para cada categoria, se pergunte: O que me impediu até hoje de alcançar o máximo ou o nível que gostaria em cada uma dessas áreas da minha vida?

Para cada resposta analise as justificativas que vem dando ou as historinhas que vem contando a si mesmo e que estão te impedindo de ter uma vida extraordinária.

Segundo, desafie a história.

A verdade é que você é um excelente contador de histórias. Você absorve com profundidade as histórias convincentes e persuasivas que você conta a si mesmo. Como resultado da sua incrível capacidade de contar histórias, elas acabam se tornando tão automáticas que chega um momento em que elas não soam como histórias mais, e acabam que parecendo de fato a realidade. Uma vez que você identificar suas história, desafie-a. Pergunte a si mesmo, e se esse fato for apenas uma historinha que estou contando para me poupar dos desafios e confrontos que terei que enfrentar para conquistar o que quero?

Em terceiro lugar, mude a história.

Uma vez que você descobre as historinhas antigas que vem contando a si mesmo, o próximo passo é mudar isso. No entanto isso não é tão fácil de ser feito. Mas existem duas estratégias que funcionam muito bem e que irão ajudar você a reescrever as histórias que não estão mais servindo você.

O primeiro, é encontrar uma história de substituição. Depois de desafiar a história que você adotou, procure uma versão da história que você gosta. Olhe para as pessoas que você admira e que enfrentaram circunstâncias semelhantes as suas e questione: Qual é a história deles? Como posso usar em minha vida estratégias usadas por essa pessoa?

A outra opção para reescrevê-la é simplesmente rabiscar o que há e começar a escrever algo novo em seu lugar. Comece a escrever as histórias que você teria orgulho de contar, deixe as justificativas e desculpas de lado e escreva com detalhes como você gostaria de contar sua história em todas as áreas da sua vida.

Quem sabe você não se torna uma inspiração para alguém no futuro?

Espero que o ano novo de 2018 seja um ano de muitas realizações e lindas histórias construídas em sua vida para se contar!