10 coisas que todo candidato em busca de emprego deve fazer para maximizar as chances de sucesso.

Tempo de leitura: 5 minutos

A procura de emprego é exaustiva e geralmente testa a determinação do candidato.

Procurar um emprego em muitos casos pode ser estressante e cansativo, especialmente se você não tiver um plano. Distribuir currículos e fazer ligações pode ser difícil para sua autoconfiança, mas ser estratégico em sua busca de emprego pode revigorar você e motivá-lo a continuar. Aqui estão 10 coisas que você deve tentar fazer enquanto procura um emprego.

1. Se possível, busque enquanto ainda estiver empregado

Esperar até que você esteja desempregado, obviamente, adiciona uma camada adicional de estresse para a busca de emprego. Se possível, faça alguma pesquisa enquanto ainda estiver empregado.

Ao falar com colegas ou potenciais empregadores sobre a sua procura de emprego, não se esqueça de mencionar que você gostaria de manter as coisas confidenciais - a última coisa que você quer é que seu empregador saiba da sua busca antes de encontrar seu próximo emprego. 

 2. Construa sua marca pessoal

Ao procurar emprego, ao invés de ficar esperando o trabalho perfeito aparecer, separe um tempo para trabalhar na construção de sua marca pessoal. Isso pode incluir aprimorar sua imagem nas mídias sociais, envolver-se em grupos profissionais on-line e off-line e entrar em contato com outros profissionais em seu campo. Essa é uma estratégia que pode ajudá-lo agora e no futuro.

3. Considere realizar trabalhos não remunerados

Se a busca por um novo emprego passou de semanas para meses e você consegue fazer isso financeiramente, aceitar algum trabalho voluntário(ou com baixos salários)  pode ajudar a reforçar seu currículo. Isso pode lhe dar uma experiência adicional em sua área (claro que é melhor que seja algo envolvido com sua área para agregar valor, não adianta ser engenheiro e fazer trabalho voluntário para cabeleireiro), e pode aumentar suas chances de ser o candidato perfeito para o emprego dos seus sonhos.

4. Aperfeiçoe seu currículo

Personalize seu currículo para cada trabalho para o qual você se inscreve. Tire algum tempo para aperfeiçoar seu currículo ou portfólio para apresentar adequadamente suas habilidades, formação e experiência. Escreva cartas de apresentação exclusivas para cada cargo, explicando por que você quer o emprego e como você acha que pode agregar valor à empresa.

5. Trate a procura de emprego como um trabalho o tempo inteiro

Tirar uma semana ou duas de folga depois de perder seu emprego é bom, mas pensar na busca de emprego como férias prolongadas também aumentará seu desemprego. Trate a busca como se fosse um trabalho das 9:00 às 17:00, e tenha um plano para como você vai gastar esse tempo.

6. Faça cursos online para aprimorar suas habilidades

Se você está procurando um emprego em um novo campo ou apenas quer atualizar seu atual conjunto de habilidades, fazer um curso on-line pode ajudar seu currículo a ser notado. Além de lhe dar novas habilidades, isso mostra que você está motivado e disposto a fazer o que é necessário para melhorar a si mesmo e conseguir o emprego certo.

7. Faça pausas

Embora seja importante manter-se ocupado e motivado enquanto está desempregado, também é importante construir momentos de descanso e relaxamento. Procurar emprego pode ser um dos eventos mais estressantes da vida, então reservar algum momento para cuidar de si mesmo - como se exercitar e passar tempo com os amigos - pode mantê-lo sadio durante o processo.

8. Saia do seu computador

No passado, procurar trabalho muitas vezes significava distribuir dezenas de currículos e depois esperar por uma ligação. Hoje em dia, grande parte da procura de emprego é feita no computador através de sites de trabalho, mídias sociais e e-mail. Resista à tentação de gastar todo o seu tempo on-line. Chame antigos colegas para um café, participe de grupos de contatos e participe de conferências sobre o setor. Você nunca sabe o que essas reuniões podem levar, e sair ajuda a mantê-lo conectado ao mundo real.

9. Deixe sua rede saber que você está procurando

Nós sabemos que muitos empregos nunca chegam a um anúncio oficial de emprego.

Os empregadores estão procurando pessoas que eles conhecem e confiam, e estão confiando cada vez mais em recomendações pessoais de colegas e funcionários. Isso significa que você precisa se expor para que sua rede saiba exatamente que tipo de trabalho você está procurando.

10. Entre no LinkedIn

Os empregadores estão usando cada vez mais buscas na internet para avaliar possíveis funcionários. A menos que você tenha seu próprio site, seu perfil do LinkedIn provavelmente estará no topo dos resultados de pesquisa para o seu nome. Gaste algum tempo certificando-se de que seu perfil esteja completo e demonstre com precisão suas habilidades e experiências. Peça às suas conexões para apoiá-lo e lhe dar recomendações pessoais e profissionais.

Ter um plano em prática durante sua busca de emprego pode não apenas mantê-lo motivado, mas também aumentar suas chances de encontrar o emprego que deseja. As estratégias acima podem não apenas fazer com que você seja contratado mais rapidamente, mas também o colocarão em boa posição mesmo depois de ser contratado - mais conexões, melhores habilidades e uma forte marca pessoal são o que o diferenciam como um membro valioso da empresa.

O que você acrescentaria a esta lista? Quais são algumas estratégias importantes para implementar durante a busca de emprego? Compartilhe conosco! 😊